domingo, 10 de outubro de 2010

Com coisas a fazer e Conheci ROSALVA

Eu conheci a Rosalva e logo que passei a conversar com ela pensei que ela poderia ser chamada de Rosa Alva..

Algumas histórias de vida se assemelham em algumas dificuldades e/ou realizações e acho interessante como as pessoas diferem quanto a reação perante dificuldades e/ou realizações .

É possível sofrer com o Câncer e a Rosalva certamente deve ter sofrido bastante mas ela naquele dia de sol entrando no consultório do Dentista estava sorridente e comunicativa.

Entrou na recepção do consultório com um sorriso alegre e falou : " Lá vem ela, parece uma velha reclamando, você vai ver." A Rosalva estava se referindo a filha que estava a adentrar na recepção logo atrás dela. A filha da Rosalva vinha entrando a reclamar de alguma coisa que não pude ouvir pois estava mais interessada na Rosalva, Pensei : " Nossa. Essa mulher parece tão feliz." Nunca tinha a visto antes e naquele instante não sabia que ela teria tido Câncer.

A Rosalva parecia super a vontade ao andar no consultório . Ela foi beber água e falou amigavelmente com a Juliana* (Moça que trabalhava no lugar). Rosalva perguntou algo sobre a consulta e a Juliana* respondeu que as meninas logo seriam atendidas. Rosalva deu uma gargalhada ao ser chamada de menina e logo depois ainda sorrindo falou que tinha gostado do termo usado por Juliana*. Não sei a idade de Rosalva mas ela tinha duas filhas uma com 30 e outra com 27 anos. A filha de mais idade era a que estava no consultório e ao ouvir a gargalhada da mãe , olhou para mim e falou: " Pronto, ela nem vai dormir hoje, tá feliz parecendo um pinto no lixo". Rosalva apresentava simpatia autêntica enquanto eu quando entrei no consultório tinha apenas apresentado o meu bom dia , sentado no banco e aberto um livro de Economia.

Depois de alguns instantes a Rosalva sentou no banco ao meu lado e começou a conversar sobre o dentista. Em seguida a filha de Rosalva comentou alguma coisa sobre a barriga da mãe insinuando que ela estaria gordinha. Rosalva comentou que seria devido ao Complexo B. Eu achei estranho e falei : " Vitamina?" Ela me respondeu que sim.

Depois comentou algo sobre Quimioterapia. Nesse instante eu me surpreendi e perguntei, indiscretamente : "Você teve Câncer?" Ela respondeu que sim: "Tive câncer de mama." (...) Durante a conversa ela falou que visita o Luiz Antônio e mesmo quando não é permitida a entrada ela encontra os amigos e consegue entrar. Ela falou: " Por isso é bom ser conhecida. Lá eu conheço os Assistentes de Serviços Gerais. Um dia falei para o ASG Camilo* que ele e o médico eram os mais importantes no Hospital e ele me perguntou se era aquilo mesmo que eu achava. Eu disse que sim porque pra coisa funcionar tudo tem que está limpo. " Ainda comentou que a pior dificuldade que viveu foi ao ver o diagnóstico . Ela teve no mesmo dia três surtos de Pânico. Falou que gostou de ficar careca: "Eu andava careca, só protegia do sol. Um dia aconteceu de um rapaz me parar na rua e me dá os parabéns. Eu estranhei e o rapaz falou :" Você passou no vestibular , parabéns." Eu levava tudo numa boa ... falei que sim. falei que tinha passado no vestibular" [risos]. "Até minhas filhas brincavam comigo...Íamos comprar shampoo e elas perguntavam qual era melhor comprar. A Cibele* dizia que não confiava na minha recomendação. Dizia que O último shampoo que eu tinha usado tinha feito cair meu cabelo."[risos] (...) Com o prolongamento da conversa eu já nem queria saber de livro de Economia. A Rosalva perguntou se eu iria fazer Medicina e a filha dela interrompeu dizendo que eu estudava Ecologia . Eu Tinha dito isso a Cibele* antes de conversar com Rosalva pois ela me perguntou o que estava lendo. Ao saber que eu estava na UFRN a Cibele* comentou : " Parabéns . Porque estudar na federal não é pra qualquer um." Eu sorri e apesar de não ter falado, pensei : " Se você soubesse o que os estudantes discutem e como discutem numa comunidade da UFRN na internet talvez não pensaria que não existe esses qualquer um." Quando a Rosalva soube que eu estava cursando Ecologia começou a fazer um monte de pergunta. "como é o curso ?" Eu falei que atualmente estávamos num processo de modificação de grade (...) A Rosalva era impaciente. Eu falava e ela prosseguia perguntando: " E vocês se preocupam com a qualidade do ar? " Eu comecei falando que tinha feito a disciplina de Poluição e Toxicologia e que era estudante apenas... A Rosalva me interrompeu e disse: " - Eu vou te falar uma coisa pra você levar para as pessoas do curso que você faz: " Em São paulo o ar é cinza. Natal tá crescendo e eu tenho a preocupação de como vamos ficar daqui a alguns anos. Acho que isso é bem urgente pra se discutir e procurar soluções". Eu fiquei sem graça na hora e ao me sentir coagida comecei a justificar que pouco poderia fazer. Falei que as pessoas na UFRN são ocupadas e que tem suas áreas de trabalho. Quando estava a falar me veio um mal estar. Me veio a lembrança do carinha lá do IBAMA que diz que não pode fazer nada, do cara do IDEMA que obedece ordens, do professor que diz que é mal pago, do funcionário da UFRN que diz que precisa de dois Memorandos pra fazer um Jardim no RU (Restaurante Univeritário) (...)mas, pelo menos uma carta eu posso fazer e é o que estou fazendo [risos].
Quanto a Rosalva, recomendei o vídeo sobre a História das coisas e como eu quis pegar o telefone dela ela foi adicionar o meu número em seu celular. Eu perguntei :"- Por que você colocou uma lâmpada como imagem junto ao meu contato?" Ela respondeu : "- Porque é luz, você é jovem, é o futuro, olha a responsabilidade que estou te dando. É você que pode fazer alguma coisa." (...)

* A Rosalva existe e gosta de ser conhecida . O nome dela é mesmo Rosalva . Os nomes Juliana, Camilo e Cibele são ficticios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário