sábado, 4 de dezembro de 2010

Cabelo curto, em mau ....

Cabelo curto , em mau trapilhos, segurando uma sacola suja com revistas dentro.
Era a terceira vez que nos encontravamos. A primeira : No ônibus , a segunda: No ônibus, a terceira: No bar.
E lá vinha ela se postar ao meu lado e a pedir um trocado da mesma forma que tinha feito das outras vezes . Dessa vez eu me sentia à vontade para perguntar: - Qual é o teu nome?
Ela tem voz grave, chega a ser agressiva. Ela parece perturbada e não olha nos olhos. Falou se encostando no poste que ficava próximo a mesa:- ESSA... MENINA ..É ..DOIDa...Ela falava arrastadamente. Eu me assustei. Ela tinha um quê de pronta para soltar uma ofensa.
Minha irmã me pediu para dar-lhe dinheiro. Eu busquei na bolsa e dei-lhe 50 centavos. Estavamos sentados na mesa: Eu , jô e a minha irmã. Me sentia imune a qualquer mal. Ela passeava pelo bar. Ia de um lado a outro à pedir a um e a outro. Depois vi que tinha uma amiga acompanhante. mas elas ficavam distantes para abordar mesas diferentes. Ela voltou à mesa em que eu estava. Não sei se por confusão ou se notou que eu estava a observa-la. Dessa vez direcionou a fala a Jô: -Você tem um trocado aí?
Eu perguntei: - Pra quê você quer tanto trocado? Essas perguntas que parecem que já sabem as respostas. Eu olhei e pensei: " será que ela me diz que é pra comprar droga? "
Ela por um instante pareceu perplexa. Olhou fixamente reto, calada, pensei que teria sido um pulso de consciência. Foram poucos segundos.Depois foi vasculhar a sacola e minha irmã bate no meu ombro: - Vai querer nota fiscal,é?! Dá dinheiro e pede à mulher nota fiscal.
Enquanto eu olhava para minha irmã, ela pegou as revistas e em uma delas apontou para uma imagem de um homem ao lado de uma mulher. Na verdade ela apontou para a parte branca da imagem mas dizia que era o namoro que tinha: "Olha, meu namorado." Ela era agitada, brusca. Apontava e tirava o dedo do papel. Recebeu mais um trocado e se foi.
E eu sai com a lição da dona Andresa: -Anne, o que é que você tem a ver com o que a mulher faz com dinheiro que pede?

p.s.: Essa postagem foi feita porque eu contei pra Lia e ela disse: "Meu, coloca isso no Blog.".

Um comentário: